sexta-feira, 30 de setembro de 2011

A "era do ficar"

Sou de uma geração de mulheres que aprendeu com as mães sobre “fidelidade” e exclusividade de uma maneira extremamente rigorosa, e vejo que as coisas, os valores mudarem dia-a-dia. Algumas mudanças são para melhor e são positivas, outras extremamente negativas... O ideal nas gerações que me antecederam e de muitas da minha geração, era se casar preferencialmente com o primeiro namorado. Isso era o máximo! Não existia o "ficar". E poucas de nós teve sucesso na empreitada do primeiro namorado. E as referências sobre exclusividade e fidelidade não param por aí. Quanto a escolha do homem foi uma grande bobagem, deveríamos ter realmente experimentado mais (antes e não simultâneamente) "Ficar" experimentar um pouco, antes de namorar ou até casar de cara!





Mas quanto escolhas que dizem respeito a saúde e cuidados pessoais sair por aí "ficando" com qualquer um, pode ser uma grande roubada. Quem já não viveu ou no mínimo viu uma amiga chorar amargamente com uma química mal feita ou um corte errado? Eu nunca não coloquei minha saúde me risco.








As vezes é bom "ficar" outras o ideal é "casar" logo de cara...











As vezes "ficar" pode se ter um alto preço! Quanto as outras escolhas...As vezes é bom escolher e experimentar muito, outras vezes o bom mesmo é fidelizar logo de cara. Quanto as escolhas dos profissionais que sempre cuidaram de mim, ser fiel e exclusiva foi uma ótima opção, eu nunca fiz experiências comigo mesma! Nunca chorei no salão de beleza!








O “troca-troca” pode não ser de todo ruim em alguns casos. O “problema” é quando vira um “problema”.É como se antes namorássemos pra casar e agora vivemos literalmente a era do ficar! Em tudo. Literalmente!!! Vou explicar: Antigamente (ô palavrinha feia!) a maioria de nós herdava das nossas mães seu ginecologista, dermatologista, esteticista (todos os "istas" que elas tinham....) manicures e cabeleireiras... Era ou não era? E a gente seguia com esses profisisonais com um certeza ímpar. Agora se experimenta muito e paga-se normalmente um alto preço por isso.








Agora instalou-se a era do "ficar": Um precinho baratinho aqui, uma amiga que vai ali, um salão que é mais perto e portanto mais cômodo... E muitas de nós vai mudando e experimentando profissionais, técnicas e produtos. Meninas, isso é sério, na era então de sites de compras coletivas, isso acontece todo dia! Como é que tem gente que pode acreditar que uma química, com produto de qualidade e profissional competente possa ser feita por um preço 70% abaixo do mercado? Fica esperta garota! Impossível!








Ao escolher um salão de beleza devemos estar atentas a várias questões...





Localização. Perto do trabalho ou de casa é o ideal, mas se sua melhor opção é longe, vai por mim, mais vale qualidade que proximidade. Procure o melhor acesso e estacionamento viável.








Afinidade com a filosofia da empresa. Cada empresa tem sua filosofia, prioridades, metas e métodos, o que pode ser bom para um e nada bom para outro.








Afinidade pessoal com o profissional que cuida de você. Vai me dizer que você não bate longos papos com seu cabeleireiro? Manicure? Massagista?E quanto mais vocês se afinarem, ele ou ela te conhecer e souber sobre você seus gostos, preferências e estilo pessoal mais êxito terão nas escolhas que fizerem JUNTOS.






Higiene e assepsia. Em tudo! Em todos! No ambiente, nos profissionais, consigo mesmos e no manuseio de equipamentos, produtos e dos clientes.




Certeza da qualificação e experiência profissional da equipe. Não me refiro aos cursos lá na inicio da carreira, falo de atualização e reciclagens constantes.




Certeza e confiança das marcas que o salão trabalha no seu dia-a-dia e não apenas que comercializa.







Educação, delicadeza e simpatia (precisa falar sobre isso?)







Particularmente, fui fiel a um mesmo salão por vinte anos, e foi muito bom. Acabei de mudar! E mudanças conscientes são sinal de inteligência né? Acabei de chegar no Spazio e testei em mim mesma tudo (técnicas e profissionais) para poder indicar para minhas clientes e amigas... Eu só em associo em quem eu confio totalmente. Troquei pela renovação (processo pessoal meu) e porque o Spazio hoje atende a todos os critérios que citei acima. E pretendo ficar no mínimo os próximos vinte anos... rsss Não faça experiências com seu corpo e com sua saúde. Não ão corra atrás de milagres e promoções. O barato pode sair caro, caríssimo! Escolha consciente.







Beijos

Gisele Pedrosa

Personal Stylist do Spazio