domingo, 14 de novembro de 2010

Reflexologia Podal

Reflexologia: a massagem dos pés

A massagem ativa terminações nervosas em todo o corpo, relaxa e ajuda a aliviar sintomas de vários tipos de distúrbios
A reflexologia é uma massagem aplicada desde a Antiguidade. Não se sabe ao certo suas origens, mas acredita-se que teria nascido na China há mais de cinco mil anos. Esta terapia tem forte ligação com a acupuntura: ambas se baseiam no mesmo princípio de energização dos meridianos, que são linhas que das mãos e dos pés que estão associadas a outros órgãos. Porém, enquanto na acupuntura são utilizadas agulhas, a reflexologia é feita com as mãos. A massagem é feita mais frequentemente nos pés, embora possa ser feita nas mãos e orelhas, regiões do corpo em que existem pontos que refletem todos os órgãos do nosso corpo.

Além de relaxar, a reflexologia ajuda a aliviar dores musculares, de cabeça, cólicas menstruais, problemas digestivos e até auxilia no tratamento de depressão e ansiedade.

"Nos pés existem terminações nervosas que mandam informações para o sistema nervoso central. Pelas reações da pessoa, dá para ter pistas de como anda a saúde geral e quais órgãos podem estar com problemas", explica o fisioterapeuta João Júlio Diogo de Almeida*.

Ele explica que a reflexologia é um bom começo para aquelas pessoas que não se sentem à vontade ao serem massageadas em todo o corpo. "Muita gente fica desconfortável ao toque do massoterapeuta, se sente invadida e a reflexologia pode ajudar a quebrar esta resistência", diz o fisioterapeuta.

Para a massagem, o profissional utiliza as mãos e, em alguns casos, inicia a sessão aplicando creme esfoliante e óleos para facilitar o deslizamento e proporcionar maior prazer sensorial através do aroma e do toque, já que os pés ficam mais macios e cheirosos. O fisioterapeuta recomenda que sejam feitas sessões semanais para que a pessoa realmente alcance os benefícios, pois a reflexologia tem efeitos cumulativos. Ou seja: quanto maior a frequência, melhores serão os resultados.

Mas é importante ressaltar que a massagem é um complemento do tratamento médico e que não o substitui de maneira nenhuma! Uma pessoa com problemas de saúde ou muito estressada deve procurar orientação médica, e se possível, auxiliar com massagens relaxantes e revigorantes, como a reflexologia.

Além disso, massagear os pés é dar atenção a uma região do corpo praticamente esquecida pela maioria das pessoas. Para piorar, nem sempre usamos sapatos adequados, que acabam pressionando pontos reflexos de forma inapropriada e raramente ou nunca andamos descalços na terra ou em superfícies com texturas diferentes, o que acaba "adormecendo" as zonas reflexas dos pés.

Uma dica do fisioterapeuta para amenizar essa distância da natureza é manter em casa uma caixinha com um pouco de areia, terra, cascas de árvores, folhas secas, pedras de tamanhos e formatos diferentes. Vale também as bolinhas de borracha e massageadores de madeira com superfícies rugosas, encontrados em lojas especializadas, para despertar nossos sentidos. "Aproveite para ficar descalço com os pés na caixa sempre que for possível, enquanto assiste televisão ou navega na internet".

*João Júlio Diogo de Almeida, fisioterapeuta especializado em massagens e acupuntura, vice-presidente da Associação de Massagem Oriental do Brasil (AMOR) e coordenador do curso técnico de massoterapia da Escola Mundial, em parceria com a AMOR.
O Spazio Vera Mascarenhas já disponibiliza a reflexologia podal, venha conferir!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário sobre este blog.